O Service Design, também conhecido como Design de Serviço, é uma abordagem service-oriented (orientada pelo serviço) que utiliza ferramentas específicas para elaborar uma experiência de excelência para os usuários de determinado produto ou serviço.
Nesse sentido, o sucesso da solução e a experiência do usuário são elementos relacionados dentro do universo do Service Design, que busca as melhores estratégias para alcançar esse objetivo.
Isso também envolve segmentar o serviço e adaptar funcionalidades para criar soluções personalizadas aos usuários, de acordo com as necessidades que eles têm.
O Service Design pode trazer diversos benefícios para empresas de produtos e serviços digitais, como:
O Service Design olha para as interações entre os elementos envolvidos na experiência do usuário, integrando as diferentes áreas da empresa. Para isso, um dos frameworks bastante utilizados nesse processo é o Service Blueprint, um mapeamento de todos os pontos de contato do cliente com o produto ou serviço que permite ter uma visão clara do todo.
Um dos objetivos é entender como o serviço está organizado e o que está por trás da experiência oferecida para o cliente, para propor mudanças que otimizem o processo.
Para isso o Service Design segue 5 princípios:
Com esse pilares, fica mais fácil identificar lacunas e pontos de melhoria na experiência do cliente, avaliando o serviço como um todo, desde o início da jornada do usuário.
A ideia é entender quais são e de onde vêm os problemas dos usuários para poder propor as melhores soluções, integrando todas as áreas da empresa para uma experiência mais fluida para os clientes e que não frustre as expectativas que eles têm em relação ao produto ou serviço.
Para isso, o Service Design adota alguns princípios e etapas do Design Thinking, como:
É importante lembrar que o Service Design não leva em conta apenas as expectativas dos usuários, mas também a realidade da empresa e os recursos disponíveis (como tempo, pessoas, investimentos e viabilidade financeira). Assim, esse processo abarca tudo o que envolve a experiência do cliente, tanto aquilo que os usuários veem, como os bastidores, aquilo que eles não veem.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o Service Design:
Service Design: o que é Design de Serviços e qual a sua importância
5 lições que Gerentes de Produto podem aprender com Designers de Serviços
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