SKU (ou Stock Keeping Unit) é um termo bastante familiar ao universo do e-commerce e do varejo e significa Unidade de Manutenção de Estoque, ou seja, um item do estoque de uma empresa.
Para facilitar a organização do estoque e a identificação dos produtos, as empresas costumam utilizar um código para cada SKU. Quando os lojistas utilizam uma plataforma de e-commerce, esse código é registrado no sistema, otimizando a busca por produtos e a atualização do inventário.
Os códigos são atribuídos aos SKUs de acordo com as necessidades e os padrões da empresa. No geral, o SKU traz algumas informações e características (em forma de siglas) importantes para identificar os produtos, como marca, modelo, cor, tamanho e especificações.
Grandes empresas de e-commerce, como a Magalu, precisam ter uma gestão de estoque eficiente, por lidarem com um grande volume de produtos diferentes. Definir, identificar e categorizar os SKUs é uma prática que ajuda muito nesse controle.
Além disso, sistemas integrados de e-commerce utilizam os SKUs para facilitar a busca dos usuários dentro da plataforma. Assim, quando alguém digita um produto no campo de busca de uma loja online, o sistema consegue identificar o que está sendo procurado e oferecer as melhores opções para o cliente, de acordo com o registro dos SKUs na plataforma.
Um exemplo de SKU de uma loja de roupas é o código para identificar uma camiseta verde no sistema:
Cam – camiseta
V – gola em V
VER – verde
M – tamanho
Assim, o SKU desse produto seria CAM-V-VER-M.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o SKU:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete