UI é a sigla para “User Interface” ou Interface do usuário, em bom português, que corresponde ao layout de uma aplicação, ou seja, aos elementos gráficos que aparecem em uma página da web, um aplicativo ou um software.
O UI envolve elementos como os botões, headers, footers e os textos da página, assim como todos os outros itens com os quais o usuário pode interagir dentro da solução.
O profissional responsável por criar a interface do usuário em um produto é o UI designer, que deve tomar decisões a respeito de todos os elementos, desde as cores utilizadas até o formato dos botões.
Com a transformação digital e as soluções de tecnologia cada vez mais presentes na vida das pessoas, as empresas passaram a entender a importância do UI para reter os usuários em uma página e melhorar a interação que eles têm com o produto.
O UI deve considerar os pontos de contato do usuário com a aplicação desenvolvida para otimizar seus elementos gráficos. A interface deve ser atrativa para o usuário, adequada à página e funcional, além de esteticamente agradável.
O UI é uma prática utilizada para melhorar a permanência do usuário na página ou no app e garantir a clareza na disposição das informações, o que pode, inclusive, diminuir as chances de o cliente acionar o suporte por não ter encontrado o que precisava na página.
Tudo isso contribui para melhorar a impressão que os usuários têm da solução e, consequentemente, fortalecer a credibilidade da empresa no mercado.
As melhores práticas de UI envolvem a pesquisa com os usuários. É importante recolher o feedback dos clientes para o desenvolvimento de uma interface que atenda às necessidades que eles têm, seja realmente útil e traga resultados para a empresa.
Por isso, o time de UI deve estar empenhado em saber o que os usuários esperam da aplicação. Esse objetivo envolve pesquisas iterativas e testes de usabilidade, em que os clientes podem interagir com a página, oferecendo seu feedback.
Isso gera um processo de melhoria contínua até se chegar no produto final, que também pode receber alterações, conforme o feedback dos usuários ao longo do tempo.
As equipes de UI podem utilizar ferramentas como wireframes e protótipos ou testar funcionalidades específicas da solução desenvolvida.
Os testes A/B também podem ser aplicados e permitem que o time de UI avalie qual opção teve o melhor resultado.
Além disso, também é importante realizar pesquisas de mercado para entender como as aplicações do mesmo segmento funcionam, assim como quais as falhas e pontos positivos que podem ser aproveitados no desenvolvimento de uma nova solução.
Para se aprofundar em UI e saber mais sobre user research, não deixe de ver a aula “Preparando a sua pesquisa e alinhando os objetivos na empresa e no time”, do Curso de Product Discovery da PM3, com o instrutor Alexandre Spengler.
Você vai entender como gerenciar stakeholders e expectativas, adaptar a pesquisa à sua realidade e definir os objetivos da user research.
Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre UI:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete