O User Story Mapping é um mapa utilizado para documentar o desenvolvimento do produto por meio de uma série de atividades.
Essa técnica é aplicada para a criação e a contextualização das User Stories, facilitando o entendimento da jornada do usuário com o seu produto ao longo do tempo.
O conceito de User Story Mapping surgiu para tornar o backlog mais organizado. O termo foi divulgado por Jeff Patton, referência em Agile.
Em 2005, Patton utilizou o termo em seu artigo “It’s All in How You Slice It”. A proposta do conceito é a de que a organização visual do backlog aumenta a visão do todo e cria um contexto para o desenvolvimento de software.
O User Story Mapping é muito útil para compartilhar informações do funcionamento e do desenvolvimento do software para as equipes envolvidas.
Isoladamente, as User Stories sem um contexto podem despertar algumas dúvidas. O objetivo do User Story Mapping é, justamente, criar esse contexto para facilitar o entendimento do time.
Assim, a técnica otimiza a comunicação entre os stakeholders, ajuda a ter clareza sobre o processo de desenvolvimento do produto, visualizar todas as atividades envolvidas e priorizar histórias.
Um dos pontos mais importantes do User Story Mapping é conhecer o seu usuário. Isso é fundamental para entender qual o caminho que ele percorre no seu produto.
Algumas dicas para fazer o User Story Mapping:
No mapa, para ter uma visão clara sobre a jornada, é importante contar com informações sobre o problema a ser resolvido, as características dos usuários e o propósito do produto.
Além disso, estabeleça a história da jornada (a “big story”), ou seja, quais passos os usuários darão pelo produto, quais etapas eles irão percorrer para alcançar o seu objetivo.
Depois, é necessário construir o backbone, a base do seu mapeamento. No mapa, ele ocupa o eixo horizontal e é composto pelas atividades da jornada. A partir do backbone, você deve estabelecer quais são as histórias correspondentes.
Uma ótima referência sobre o assunto é o livro “User Story Mapping: Discover the Whole Story, Build the Right Product”, do criador do conceito, Jeff Patton.
Para se aprofundar em User Story Mapping, não deixe de ver a aula “Metodologias para entendimento do problema”, do Curso de Product Discovery da PM3, com a instrutora Natalia Arsand. Além disso, nesta aula, você também vai saber mais sobre Jornadas do Usuário e Service Blueprint.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da User Story Mapping:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete