A análise Win-loss é uma avaliação das oportunidades ganhas e perdidas da sua empresa em um determinado período de tempo.
Ela ajuda a compreender melhor, os motivos para o churn, o processo de tomada de decisão dos seus clientes e os seus resultados de vendas
Esses resultados podem envolver diversas frentes do seu negócio, desde o atendimento, até o preço e a qualidade do serviço.
Algumas aplicações usuais da análise Win-loss envolvem:
Além disso, a análise Win-loss é uma ótima ferramenta para evitar o churn, uma vez que você consegue identificar e agir sobre algumas ações dos usuários antes de eles desistirem da parceria de negócio.
A análise quantitativa de Win-loss envolve calcular a taxa de ganhos da sua empresa. Para isso, você deve dividir o número de oportunidades ganhas pelo total de oportunidades do período.
Lembrando que as oportunidades ganhas correspondem àquelas que trouxeram vendas.
Já para calcular os ganhos em relação às perdas, você pode usar esta fórmula:
Oportunidades ganhas/oportunidades perdidas = taxa de ganho/perda
Pensando em uma análise qualitativa, é importante entender as motivações das perdas, por exemplo, por que os clientes não fecharam a compra. Nesse caso, é importante seguir estas 3 etapas:
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Análise Win-loss”, do Curso de Product Marketing da PM3, com a instrutora Aline Vasselai. Nesta aula, você vai se aprofundar no conceito para aumentar suas oportunidades de vendas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância da Win-loss:
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