Performance review ou avaliação de desempenho é um mecanismo que a empresa aplica visando medir o desenvolvimento de seus colaboradores.
O principal objetivo é comparar o desenvolvimento do indivíduo na organização dentro de um determinado período.
Sendo assim, aplicar o método de performance review é algo que pode contribuir positivamente para que a empresa e alcance melhores resultados. Pensando nisso, neste artigo você vai conferir:
- O que é performance review?
- Porque avaliar o desempenho dos colaboradores?
- Principais objetivos da performance review
- Como aplicar a performance review na sua empresa?
- Tipos de avaliação de desempenho?
- Falhas na avaliação de desempenho
- Importância do feedback
Vamos lá?
O que é performance review?
A performance review pode facilmente ser comparada à uma régua: é com ela que a empresa consegue medir se o colaborador está conseguindo cumprir com as competências e responsabilidades do cargo que ocupa. É a partir dessa perspectiva que o colaborador consegue enxergar em que nível está, assim, tendo maior clareza onde quer chegar e o que precisa ser feito para isso.
Além disso, diferente do que muitas pessoas pensam, a performance review pode ser uma via de mão dupla. Isso porque líder e liderados podem contribuir para o desenvolvimento de ambos os lados. Essa dinâmica contribui para uma comunicação mais assertiva e também para que todos tenham mais clareza dentro dos processos e funções da área.
Ou seja, a performance review é uma excelente ferramenta quando o assunto envolve salário, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, sendo capaz de proporcionar desenvolvimento e crescimento de quem é avaliado.
Por que avaliar o desempenho das pessoas?
Independente do cargo a se ocupar, avaliar o desempenho dos colaboradores vai muito além de um mecanismo, é uma estratégia organizacional. Especialmente nos times de Produto, por exemplo, é essencial que todos estejam alinhados quanto ao que se espera de cada um. Por isso, a avaliação de desempenho é uma forma de guiar os processos de priorização e melhoria contínua.
Ao invés de demitir um colaborador ao primeiro sinal de desgaste, a performance review oferece a oportunidade de correção Logo, é dada a chance de melhorar uma habilidade que até então não estava dando bons resultados. Por outro lado, a empresa também se beneficia. Quando os colaboradores são avaliados, a organização consegue enxergar através dos resultados se aquele profissional condiz com o que a empresa quer, não somente no sentido técnico mas principalmente no sentido cultural.
Principais objetivos da performance review
Avaliação de desempenho tem tudo a ver com desenvolvimento, e como você já viu, tanto empresa quanto colaborador são beneficiados.
Entre os principais benefícios de estabelecer uma rotina de avaliação de desempenho, podemos destacar:
- Auxiliar na adaptação do colaborador ao cargo e organização;
- Identificar o momento atual do indivíduo e destacar as potencialidades de desenvolvimento profissional;
- Gerar recursos de estruturação de treinamentos;
- Facilitar o levantamento de indicadores para salário, bonificações, promoções, demissões.
Como aplicar a performance review na sua empresa?
A performance review deve ser aplicada em períodos constantes, assim, o acompanhamento da trilha de desenvolvimento do colaborador é feito com mais clareza.
O recomendado é que os colaboradores sejam avaliados trimestralmente ou semestralmente, esse é o período de tempo mais indicado, afinal, após receber o feedback do resultado o colaborador tem tempo hábil para fazer as correções necessárias.
Alguns aspectos a serem avaliados na performance review são:
- Aderência com missão, visão e valores da empresa;
- Competitividade;
- Qualidade;
- Relacionamentos;
- Cultura empresarial;
- Visão de futuro.
Tipos de avaliação de desempenho
Existem diversos formatos de empresa, e a performance review é adaptável, dessa forma, o RH tem a possibilidade de escolher o tipo de avaliação de desempenho que se enquadra melhor com a organização. São elas:
- Escala gráfica de classificação: avalia o desempenho do colaborador por meios de indicadores definidos previamente. Para facilitar a avaliação, a empresa pode apresentar exemplos de comportamentos esperados.
- Escolha e distribuição forçada: avalia o desempenho do colaborador através de frases descritivas relacionadas ao desempenho sobre as tarefas atribuídas.
- Pesquisa de campo: a avaliação acontece entre um especialista em avaliação de desempenho, gestor e colaborador, identificando motivos para tal desempenho por meio de análise de fatos e situações.
- Incidentes críticos: a avaliação acontece através da identificação de atitudes positivas do colaborador que devem ser estimuladas, por outro lado, as atitudes negativas devem ser corrigidas com o auxílio de orientação.
- Comparação de pares: a avaliação acontece quando o desempenho de dois colaboradores são comparados, ou entre um colaborador e sua equipe.
- Autoavaliação: acontece por meio do próprio avaliado, ele é responsável por expor a sua perspectiva perante sua performance.
- Relatório de performance: a avaliação acontece a partir de uma descrição envolvendo as características do colaborador. É pontuado suas fortalezas, fraquezas, potencialidades e comportamento.
- Avaliação de resultados: acontece por meio de uma comparação entre os resultados esperados e realizados.
- Avaliação por objetivos: a avaliação acontece quando o avaliador mede os objetivos alcançados do colaborador, vale lembrar que nessa situação, os objetivos da empresa são negociados com antecedência com o colaborador ou gestor.
- Padrões de desempenho: quando metas são estabelecidas somente pela organização e são passadas à frente para os colaboradores a serem avaliados.
- Avaliação 360 graus: neste tipo de avaliação, o colaborador recebe feedback de todas as pessoas da empresa com quem ele tem relação.
- Avaliação de competências: a empresa avalia a performance review dos colaboradores através de suas competências técnicas e comportamentais, visando o que é necessário para que o desempenho seja alcançado.
- Frases descritivas: os comportamentos dos colaboradores são avaliados entre negativos e positivos, logo, o avaliador avalia com “sim”quando o comportamento é coerente com a cultura da empresa, e “não”quando não é ideal.
- Avaliação de competências e resultados: a performance review identifica se o avaliado possui ou não as competências necessárias em relação ao desempenho mostrado.
- Avaliação de potencial: a avaliação de desempenho nesse caso acontece por meio da identificação das fortalezas do avaliado, dessa forma, é observado quais delas podem facilitar o desenvolvimento de atividades que serão de sua responsabilidade.
Falhas na avaliação de desempenho
Assim como qualquer metodologia, a performance review também poder passar por falhas (afinal de contas, é aplicada por pessoas).
Para evitar esse problema, listamos abaixo os principais erros na hora de avaliar um colaborador para que você não os cometa.
- Deixar com o que a “primeira impressão” sobre o avaliado ganhe peso no momento da avaliação;
- O avaliador olhar apenas para o desempenho nas atividades recentes, não levando em consideração o desempenho dentro de todo o período estipulado;
- Preconceito racial;
- Favoritismo;
- Não comunicar ao avaliado o resultado da sua performance review.
Importância do feedback
Assim como avaliar o desempenho do colaborador é importante, também é imprescindível que ele receba os feedbacks dessa avaliação.
Toda essa didática contribui para o crescimento do profissional e da empresa, uma vez que o colaborador sobre suas fortalezas e quais fraquezas precisam ser corrigidas, o processo de desenvolvimento tende a ser mais assertivo.
A performance review é um grande ponto para bonificações, promoções e aumento de salário. Uma vez que o colaborador se compromete com seu desempenho, irá buscar melhorar para alcançar seu objetivo final e ser recompensado por isso.
Nesse caso, além de bons resultados a empresa passa a contar com profissionais satisfeitos e que possuem clareza da sua função dentro da organização.
A clareza perante os processos faz com que o profissional seja mais assertivo dentro de suas atividades e se sinta motivado perante seu trabalho, afinal, agora ele e empresa estão na mesma página.
Conclusão
De forma geral, aplicar o mecanismo de performance review na sua empresa é uma estratégia organizacional que tem tudo para dar certo. Isso, é claro, se houver um preparo e atenção para que os erros não ocorram e prejudiquem os resultados.
A avaliação de desempenho é um mecanismo que proporciona ao RH uma visão mais ampla perante o colaborador. Afinal, a liderança de Produto vai compartilhar com esse time uma visão mais clara, aprofundada e abrangente sobre como o time está performando, alinhando a empresa de forma geral.
Portanto, avalie qual método mais se encaixa com a cultura da sua empresa, aplique-o, explique ao time os objetivos e mostre que é uma oportunidade. Todos esses detalhes contribuem para que o clima organizacional seja um verdadeiro sucesso.
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